Kinesiologia - o seu corpo responde
Sabe o que é a Kinesiologia?
Kinesiologia é o estudo científico do movimento corporal.
A Kinesiologia é uma terapia holística, é ciência, é arte, é medicina, é auto-conhecimento, é desenvolvimento pessoal, é auto-cura. É uma terapia pouco conhecida, contudo é muito útil e eficaz, uma vez que trata de devolver ao corpo, o seu estado de equilíbrio.
A palavra Kinesiologia provém do grego (kinesis = movimento; e logos = estudo).
O entendimento da kinesiologia, onde intervém a sensibilidade e não a força, é uma ferramenta de diagnóstico, análise e tratamento de problemas a nível do corpo físico, mental, emocional, energético e espiritual, que permite perguntar ao própio corpo do paciente (médico interno) a via mais adequada para curar o seu corpo, e melhorar, desta maneira, a sua capacidade de resposta e adaptação.
Ao longo da vida, o corpo tem de adaptar-se constantemente ao entorno, os momentos difíceis podem deixar sequelas, que produzem adaptações de muitos tipos, lesões e, a longo prazo, patologia(s).
Um pouco de história
Em 1964, o Dr. George Goodheart D.C., descobre os princípios da Kinesiologia Aplicada. Este quiropata norte-americano desenvolve um método totalmente novo e único de como avaliar a função muscular em relação com o estado de saúde de todo o organismo.
As bases da kinesiologia já existiam previamente. A Kinesiologia utiliza
os testes musculares desenvolvidos por Kendal & Kendal e Wandworth,
nos anos 40, incorpora métodos de correcção, e emprega reflexos naturais
do corpo (os reflexos neurolinfáticos e os reflexos neurovasculares).
Estes conhecimentos são também associados com a Medicina Tradicional
Chinesa.
Este conjunto de conhecimentos foi divulgado para o público não-médico em 1973, pelo Dr. John Thie, também quiropata, com a colaboração de Gordon Stokes.
Graças ao teste muscular podemos estabelecer um diálogo com o corpo/mente e aceder a un nível de informação consciente e inconsciente. Desta maneira, podemos avaliar a informação que o corpo nos
oferece e restabelecer o seu equilíbrio, seja a nível estrutural, químico, nutricional, mental-emocional e electromagnético.
Este seria o princípio de uma larga lista de quiropatas e osteopatas que foram adicionando técnicas e novos protocolos com capacidade de abarcar um amplo número de problemas e patologias.
O Dr. Goodhearth afirmou "a linguagem do corpo nunca mente". Por tal, através de determinadas técnicas e do Teste Muscular, podemos obter uma informação vital, holística e integral acerca da pessoa.
Uma visão holística do ser humano
Na kinesiologia, consideramos o ser humano como um ser holístico, ou seja, Um Todo, no qual todas as suas partes estão interligadas e se afectam entre si.
A causa do desequilíbrio pode não ser onde aparece o sintoma, por isso não nos limitamos a procurar localmente e tratar de "retirar" o sintoma, pois a única coisa que estaríamos a fazer, seria desligar o alarme que o nosso corpo fez disparar, para nos dizer que algo não está em equilíbrio. Assim, em vez disso, tentamos solucionar as possíveis causas deste desequilíbrio, para resolvê-las e também darmos um aporte extra de energia ao corpo, para que este possa resolver os seus problemas e recuperar a harmonia.



Sintonia entre corpo, mente e alma